Quais características fisiológicas tornam a atleta Simone
Biles tão extraordinária?
O físico de Biles é notadamente diferente do da célebre Nadia Comaneci, a ginasta romena que ganhou o primeiro dez perfeito da história da ginástica na Olimpíada de Montréal, em 1976 (e que está no Rio assistindo às competições de Simone).
"Ela tem uma potência descomunal, impressionante para o tamanho dela", diz Ana Ordóñez, treinadora de ginástica no clube FlipFlap em Zaragoza, na Espanha. Potência, explica ela, quer dizer "força com velocidade, força explosiva". "As acrobacias de Simone, suas séries, são muito rápidas."
O fato de ela ser tão baixa pode ser uma vantagem competitiva em alguns aparelhos, já que ela tem o centro de gravidade mais próximo ao solo. "Mas, em outros, sua altura dificulta. Por exemplo, no salto sobre a mesa ela precisa saltar na mesma altura de outras meninas tendo menos estatura. Mas sua potência faz com que consiga um salto espetacular, aterrisando muito longe da mesa, o que é muito difícil para uma ginasta desse tamanho", diz Ordóñez.
"Além disso, ela tem muita flexibilidade. Combinar flexibilidade e força é muito difícil. E ela tem uma segurança em todas as aterrisagens que chama muita atenção."
Alguns meios destacam uma característica inata da ginasta. Seu quadríceps e sua panturrilha têm uma porcentagem elevada de fibras musculares lb, um tipo de fibra de contração rápida. São fibras maiores que, diferentemente das do tipo l, se contraem rapidamente e permitem um esforço mais intenso e rápido.
Sua treinadora também disse à imprensa americana que a ginasta tem uma orientação espaço-temporal excepcional, isso é algo inato e é surpreendente comprová-lo treino após treino. Mas nenhuma vantagem inata teria definido Biles se não fosse sua determinação e as milhares de repetições. Talvez por isso cada atuação da ginasta americana Simone Biles nesta Olimpíada não tenha sido apenas aguardada com enorme expectativa, como festejada com uma admiração e estupor que beira a incredulidade.
0 comentários:
Postar um comentário